Questão 50 Comentada Exame CFC 2022.2

Olá! Tudo bem?

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.2

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.

A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 59,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.2 Resolvida através do link abaixo:

Questão resolvida:

O profissional de contabilidade é visto como conservador, inflexível e técnico (Longo et al., 2014), mas percebido com integridade e responsabilidade social (Cardoso et al., 2006). Ao desempenhar seu papel, o profissional de contabilidade enfrenta regras formais, legais e morais de comportamento relacionadas às questões éticas. Compreende-se como ética a preocupação quanto aos julgamentos morais envolvidos na tomada de decisões sobre o que é moralmente certo ou errado ou, ainda, moralmente bom ou ruim, pressupondo-se a existência de padrões morais os quais afetam nosso bem-estar humano, não estabelecidos ou alterados por decisões de órgãos competentes, baseando-se em julgamentos imparciais que sobrepõem os próprios interesses (Riahi-Belkaoui, 2004).

(AYRES, Rosângela Mesquita. SAUERBRONN, Fernanda Filgueira. FONSECA, Ana Carolina Pimentel Duarte da. Artigo Original. Rev. contab.finanç. 33 (89). May-Aug 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1808-057×202112830.)

Considerando-se que o emprego dos sinais de pontuação é de fundamental importância para a adequada compreensão da mensagem e da intencionalidade do autor do texto, referente ao uso da pontuação assinale a alternativa correta.

A) Em “O profissional de contabilidade é visto […]”, a vírgula seria obrigatória após “contabilidade” caso o sujeito sofresse variação de número.

B) O emprego da vírgula após a expressão “Ao desempenhar seu papel” tem como principal justificativa eliminar produção de possível ambiguidade.

C) Imediatamente após o termo “conservador”, a vírgula foi empregada por inserção de segmento que interrompe uma sequência sintática direta.

D) A vírgula que antecede o termo “mas”, no primeiro período do texto, poderia ser substituída por ponto e vírgula ressaltando-se o contraste expresso pela adversativa.

Comentários:

Esta é uma questão sobre pontuação, um tema que a banca cobra com alguma frequência. Estava um pouquinho mais difícil que a questão anterior, mas ainda assim estava mais tranquila do que o padrão da banca. O enunciado pediu a alternativa correta. Vamos analisá-las.

A) Em “O profissional de contabilidade é visto […]”, a vírgula seria obrigatória após “contabilidade” caso o sujeito sofresse variação de número.

A alternativa disse que, levando o sujeito para o plural (variação de número), deveria existir uma vírgula. Façamos o teste: “os profissionais de contabilidade são vistos…”. A vírgula após ‘contabilidade’ iria separar o núcleo do sujeito ‘profissionais’ do verbo ‘são’. Esse tipo de vírgula está incorreto de acordo com a Norma Culta, então a alternativa está incorreta.

B) O emprego da vírgula após a expressão “Ao desempenhar seu papel” tem como principal justificativa eliminar a produção de possível ambiguidade.

Caberia uma vírgula no lugar apontado pelo enunciado, mas por se tratar de um adjunto adverbial deslocado. Estes podem ser separados por vírgula nesses casos, com a finalidade de se manter o ritmo de leitura. E não há qualquer ambiguidade produzida na oração iniciada pelo trecho citado. Alternativa incorreta.

C) Imediatamente após o termo “conservador”, a vírgula foi empregada por inserção de segmento que interrompe uma sequência sintática direta.

O trecho é “visto como conservador, inflexível e técnico”. A vírgula citada tem a função de separar termos paralelos, de mesma função sintática, que estão dentro da mesma sequência sintática. Não há interrupção. Alternativa incorreta.

D) A vírgula que antecede o termo “mas”, no primeiro período do texto, poderia ser substituída por ponto e vírgula e ressaltando-se o contraste expresso pela adversativa.

O ponto e vírgula pode ser usado no lugar da vírgula em alguns casos quando se pretende dar ênfase na separação entre os termos, mas sem fazer uma pausa completa (de um ponto final). Portanto, alternativa correta!

Gabarito Preliminar ? D.

Confira o comentário da questão em vídeo:

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

Siga-nos

© 2022 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.