Questão 50 Comentada CRC 2019.2

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Quer receber TODAS as novidades do Exame CFC 2020? Cadastre-se em nossa Lista de E-mails abaixo!

Deixo, a seguir, uma questão corrigida da Prova do Exame de Suficiência 2019.2.

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência, já que não é possível estabelecer um parâmetro para o que cairá na próxima prova.

Lembre-se de que o índice de reprovação tem girado entre 60 e 70%.

Em média, de cada 100 candidatos, apenas 25 a 35 são aprovados.

Por isso, quanto mais você estudar e quanto antes você estudar será certamente MUITO melhor!

Em síntese: você tem que evoluir bastante e estar pronto para uma verdadeira batalha!

Por isso, o CFC De A a Z é um curso que veio para te ajudar.

Além desta prova comentada, há teoria, vídeos completos, simulados, acompanhamento completo, aulas inéditas, semana de revisão de véspera e muitas centenas de questões comentadas no curso, todas anteriores do Exame. Tudo isso por um preço que cabe no seu bolso.

Pode ter certeza de que, ao final, você estará muito melhor preparado para realizar a prova do que hoje!

Caso queira conhecer o nosso curso, basta clicar no botão abaixo.  Será um prazer ter você no nosso time.

Um grande abraço.

Prof. Gabriel Rabelo

Auditor Fiscal da SEFAZ RJ

Fundador do CFC De A a Z

Professor para Concursos e Exames há 10 anos

Questão

(Consulplan/Exame CFC/2019.2)

No terceiro parágrafo do texto, a coesão textual interparágrafos ocorre por meio do emprego da locução prepositiva “Apesar de” para introdução das ideias e fatos ali apresentados. Acerca da produção de sentido estabelecida pode-se afirmar que, EXCETO:

A) A relação concessiva é corretamente expressa pela locução prepositiva “apesar de”.

B) A informação introduzida pela locução prepositiva “Apesar de “ é identificada, no contexto, como um fato real.

C) A conjunção concessiva “embora” poderia substituir a locução prepositiva em questão mantendo-se a correção semântica.

D) A informação introduzida por “Apesar de”, ou seja, a amplitude global da crise, pode ser vista como uma situação hipotética; já que de acordo com o texto, os impactos da crise não foram sentidos de igual forma entre os países.

Comentários:

O gabarito da questão é a letra d. O próprio texto fala que diversas crises varreram os países em desenvolvimento. Portanto, não há que se falar em um situação hipotética.

Alguns alunos tentaram recorrer desta questão, falando que não se poderia substituir “apesar de” por “embora”. Ocorre que o texto é claro em dizer que não haverá prejuízo da correção semântica, isto é, do significado.

Em momento algum está se falando da correção gramatical.

Eis as justificativas do examinador para manter o gabarito:

O enunciado da questão requeria a alternativa que indicava exceção:

“No terceiro parágrafo do texto, a coesão textual interparágrafos ocorre por meio do emprego da locução prepositiva “Apesar de” para introdução das ideias e fatos ali apresentados. Acerca da produção de sentido estabelecida pode-se afirmar que, EXCETO:”

Assim, a alternativa “C) A conjunção concessiva “embora” poderia substituir a locução prepositiva em questão mantendo-se a correção semântica.” não deveria ser assinalada por não atender ao enunciado.

Como sinônimos para a expressão “apesar de” com o sentido de contrariar uma situação expectável, temos: ainda que, embora, a despeito de, não obstante, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, malgrado.

Portanto a alternativa C está correta, ou seja, não atende ao enunciado. Em momento algum falou-se em “trocar a locução prepositiva ‘apesar de’ por ‘embora’ sem ajuste na oração.”

A alternativa é clara em afirmar que o “embora” poderia substituir o “apesar de”, fato correto, não há menção de que a estrutura oracional seria mantida ou modificada, a afirmativa é apenas e tão somente em relação à substituição de uma expressão por outra mantendo o significado, as modificações necessárias à oração são matéria para outro tipo de abrangência do assunto.

A alternativa “A) A relação concessiva é corretamente expressa pela locução prepositiva “apesar de”.”, de igual forma, também não poderia ser assinalada por atender ao enunciado. A relação concessiva é correntemente expressa pela locução prepositiva “apesar de “e pela conjunção concessiva “embora, que introduzem sempre uma informação vista como fato real.

Gabarito: D

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.