Questão 49 Comentada Exame CFC 2022.1

Olá! Tudo bem?

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.1

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.

A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 49,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.1 Resolvida através do link abaixo:

Questão resolvida:

Os valores relativos ao trabalho são apontados como fundamentais no desenvolvimento de estudos sobre a temática laboral, visto que eles revelam as preferências dos indivíduos (Dose, 1997). O conceito de valor do trabalho passou por intensa transformação quando comparado a outros conceitos da vida cotidiana (Lévy-leboyer, 1994). A pesquisa do grupo MOW (1987) identificou que as pessoas trabalham em busca de remuneração, reconhecimento social e relacionamento interpessoal e que os principais elementos considerados como importantes no ambiente de trabalho são: autonomia, organização, ambiente social agradável, liberdade e poder (Blanch, 2007). […]

Na área contábil, o recrutar pessoas que se encaixam nas expectativas dos empregadores da área parece ser um grande desafio (Holt, Burke-Smalley & Jones, 2017; Almeida & Silva, 2018). As transformações significativas pelas quais o cenário contábil passou nas últimas décadas, aliadas a mudanças de padrões, aumento de regulamentação, inovações tecnológicas, concorrência virtual e stress laboral (Almeida, 2020) reforçam a necessidade de compreender se as novas gerações de estudantes estão se preparando para a realidade do trabalho profissional, assim como reforçam a necessidade de refletir se as empresas estão atentas às expectativas dos trabalhadores dessas gerações. […]

(Rayane Camila da Silva Sousahttps, Romualdo Douglas Colauto. REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, ISSN 1981-8610, Brasília, v. 15, n. 4, art. 4, p. 450-466, out./dez. 2021. Disponível em: 

https://repec.emnuvens.com.br/repec/issue/view/111/54. Adaptado.)

Indique, a seguir, o trecho cuja reescrita (redação diferente daquela apresentada originalmente, mas que se aproxima quanto ao conteúdo da escrita original) pode ser estruturada tendo como critério o emprego da voz passiva, de modo que a correção gramatical seja preservada:

A) “[…] visto que eles revelam as preferências dos indivíduos […]”

B) “O conceito de valor do trabalho passou por intensa transformação […]”

C) “[…] as pessoas trabalham em busca de remuneração, reconhecimento social e relacionamento interpessoal […]”

D) “Os valores relativos ao trabalho são apontados como fundamentais no desenvolvimento de estudos sobre a temática laboral, […]”

Comentários:

Conceito: 

O exercício está pedindo um caso em que possamos passar o trecho da voz ativa para a voz passiva. 

Primeiro, vamos relembrar do que se trata:

Voz ativa: o sujeito pratica a ação verbal. 

Por exemplo: ‘o aluno fez a prova’. Nesse caso, o aluno é o sujeito do verbo fazer, e é ele mesmo quem pratica a ação de fazer. 

Voz passiva: o sujeito recebe a ação verbal. 

Por exemplo: ‘a prova foi feita pelo aluno’. Nesse caso, o sujeito do verbo é a prova, e a ação do verbo ainda é ‘fazer’, mas não é a prova quem pratica esta ação. Ela sofre esta ação. Por isso temos uma voz passiva, nesse caso a analítica.   

Para passarmos então um trecho de voz ativa para voz passiva, precisamos de um verbo transitivo direto ou bitransitivo, pois na voz ativa é ele quem sofre a ação verbal. Então nessa questão basta que procuremos um verbo transitivo direto.

Análise:

Letra A) verbo: revelam = Verbo Transitivo Direto. Visto que as preferências dos indivíduos são reveladas. Assertiva Correta.

Letra B) verbo: passou = Verbo Transitivo Indireto. As intensas transformações não sofreram a ação de serem passadas – Errado.  Assertiva incorreta.

Letra C) verbo: trabalham = Verbo Intransitivo. Não há nada que sofra a ação de trabalhar no enunciado. Assertiva incorreta.

Letra D) verbo: são apontados = Verbo Transitivo Direto. Aqui a frase já está na voz passiva, os valores sofrem a ação de serem apontados. Assertiva incorreta.

Gabarito 🡪 A. 

Confira o comentário da questão em vídeo:

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

© 2022 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.