Questão 47 Comentada: Exame CFC 2021.2

Olá! Tudo bem? Espero que sim.

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2021.2, um dos mais difíceis da história.

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência, já que não é possível estabelecer um parâmetro para o que cairá na próxima prova.

Acredito que a taxa de reprovação fique em torno de 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 49,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão!

Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2021.2 Resolvida através do link abaixo.

Questão resolvida:

Os Arts. 171 a 179 do Decreto-Lei nº 2848 de 1940 (Código Penal Brasileiro) versam sobre estelionato e outras fraudes. São inúmeros os tipos de fraudes e catastróficos os impactos causados à instituição vitimada e à sociedade. A fraude é um risco classificado no grupo de risco operacional, pois, habitualmente, ocorre em virtude de adulteração de controles, descumprimento e/ou interpretação discricionária tendenciosa de procedimentos contábeis, desvio de valores, divulgação ilegal de informações etc. Como resultados de estudos feitos, no Brasil, em determinado ano, foram elaborados os gráficos dispostos nas figuras 1, 2 e 3 a seguir:

Considerando os conhecimentos contábeis sobre as áreas de uma empresa/organização/instituição, bem como a interpretação dos dados divulgados nas figuras anteriores, resultantes dos estudos realizados, um auditor chegará às seguintes conclusões, EXCETO:

A) As áreas mais suscetíveis de fraudes são aquelas onde, normalmente, podem estar concentrados os principais ativos da empresa.

B) Os maiores responsáveis por fraudes são os funcionários, seguidos pelos prestadores de serviços e fornecedores, respectivamente.

C) Menos de 10% das vítimas de fraudes conseguem recuperar suas perdas totalmente; e, mais de 20% conseguem recuperar em torno de 25% de suas perdas.

D) A atenção na contratação e no acompanhamento de funcionários, principalmente aqueles alocados na área financeira e na área contábil, reduzirá as fraudes em 58%.

Comentários:

A questão quer a alternativa incorreta.

Vamos analisar uma a uma.

a) As áreas mais suscetíveis de fraudes são aquelas onde, normalmente, podem estar concentrados os principais ativos da empresa.

A letra A está correta, basta olharmos a figura 1. Percebemos que o financeiro, tesouraria, compras, são os setores mais afetados por fraudes. É lá onde temos os principais ativos da entidade.

b) Os maiores responsáveis por fraudes são os funcionários, seguidos pelos prestadores de serviços e fornecedores, respectivamente.

A letra B também está correta, visto que, de acordo com a figura 3, funcionários têm 58%, prestadores de serviços 18% e fornecedores 14%.

c) Menos de 10% das vítimas de fraudes conseguem recuperar suas perdas totalmente; e, mais de 20% conseguem recuperar em torno de 25% de suas perdas.

A letra C está correta. Vemos, na figura 2, que 8% das vítimas (menos de 10%) conseguem recuperar 100% de suas perdas. E, 24% (mais de 20%) consegue recuperar em torno de 25% de suas perdas.

d) A atenção na contratação e no acompanhamento de funcionários, principalmente aqueles alocados na área financeira e na área contábil, reduzirá as fraudes em 58%.

Por fim, ficamos com o nosso gabarito, letra D. Essa alternativa está incorreta, pois, se observarmos na figura 1, financeiro (39%) e contábil (10%) equivalem a 49% das fraudes nas empresas. Logo, não há garantias de que reduzirá em torno de 58% das fraudes.

Gabarito: Letra D.

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

© 2021 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.