Questão 31 Comentada Exame CFC 2022.1

Olá! Tudo bem?

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.1

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.

A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 49,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.1 Resolvida através do link abaixo:

Questão resolvida:

João Bosco, auditor experiente, chefe de uma equipe contratada para realizar auditoria em uma grande empresa brasileira, em reunião prévia com os demais componentes, e visando orientá-los sobre a metodologia que seria adotada na realização dos trabalhos, esclareceu que seria utilizada a amostragem para determinar a precisão e a integridade dos saldos contábeis nas demonstrações financeiras. Esse processo é necessário quando a população (as informações de transações de contas) é grande. Sobre essa técnica e de acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de uma população relevante.

II. A distorção tolerável é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.

III. Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características heterogêneas.

IV. Quanto maior a taxa tolerável de desvio, maior o tamanho da amostra necessária na auditoria.

Está correto o que se afirma apenas em

A) I e II.

B) III e IV.

C) I, II e III.

D) I, III e IV.

Comentários:

Comentemos item a item.

I – Correto. 

É o que diz o item 5 da norma: “Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria…”

II – Correto. 

Ainda dentro do item 5 da norma: “Distorção tolerável é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população”.

III – Errado. 

A assertiva diz que na estratificação os grupos de unidades devem ter características heterogêneas, enquanto o item 5 da norma diz: “Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes”.

IV – Errado. 

A assertiva diz: “Quanto maior a taxa tolerável de desvio, maior o tamanho da amostra necessária na auditoria.” Segundo o apêndice 2 da norma: “Quanto menor a taxa tolerável de desvio, maior o tamanho da amostra precisa ser”.

Gabarito 🡪 A. 

Confira o comentário da questão em vídeo:

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

© 2022 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.