Olá! Tudo bem?
Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.1
Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.
A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.
Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!
E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 49,90?
Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.
Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.1 Resolvida através do link abaixo:
Questão resolvida:
Lara, médica recém-formada, deseja entrar no mercado de trabalho. Ao procurar a Secretaria de Saúde de determinada prefeitura, foi informada de que a sua contratação só se viabilizaria por meio de pessoa jurídica, sendo aconselhada a procurar um contador para auxiliá-la nos trâmites necessários e na obtenção de maiores informações. Ato contínuo, a profissional da área de saúde procurou um escritório de contabilidade e recebeu completa assessoria sobre direito trabalhista e legislação social, principalmente no que se refere a empregador, definição, características, direitos e deveres de empresa individual e coletiva. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A) Uma excelente opção para Lara seria atuar como empresária individual.
B) A melhor opção para Lara prestar serviços médicos é se tornar uma Microempreendedora Individual – MEI.
C) Somente como microempreendedora individual é que Lara e outros profissionais liberais podem obter as vantagens de se ter um CNPJ.
D) Enquadramento societário indicado para Lara é a SLU – Sociedade Unipessoal Limitada, natureza jurídica na qual não é preciso ter sócios. O patrimônio da empreendedora ficará separado do patrimônio da empresa e também não será exigido valor mínimo para compor o capital.
Comentários:
Pois bem, Lara é médica, portanto, não poderá exercer atividade como MEI. Atividades regulamentadas, como médicos, contadores, advogados, entre outros, estão no rol de vedação de exercer as atividades como MEI.
Portanto, esta não é uma alternativa presente para Lara.
Com isso, já eliminamos as letras B e C.
Restam as letras A e D.
Contudo, a questão diz que ela teria de constituir uma pessoa jurídica.
A empresa individual, neste caso, não seria uma alternativa, posto que Lara responde integralmente pelas obrigações da companhia.
Reta a nova modalidade, que é a sociedade limitada unipessoal.
A sociedade limitada unipessoal é tipo de empresa em que há apenas um sócio, cuja responsabilidade é limitada ao patrimônio que foi destinado para as atividades.
– Não há necessidade de sócios.
– Não há capital mínimo para composição societária.
– O patrimônio pessoal é separado do patrimônio da companhia.
Gabarito ???? D.