Olá! Tudo bem?
Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.2
Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.
A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.
Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!
E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 59,90?
Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.
Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.2 Resolvida através do link abaixo:
Questão resolvida:
Considerando o processo de gestão de uma instituição é constituído por um conjunto de processos decisórios organizados por fases que visam garantir a missão, otimizar os resultados econômicos e a eficácia empresarial, relacione adequadamente as colunas a seguir.
- Planejamento estratégico.
- Planejamento operacional.
- Planejamento tático.
( ) Elo entre operação e gestão. Possibilita que as operações da empresa flutuem, pois é flexível; o que dá capacidade de reação a imprevistos e mudanças.
( ) A premissa é assegurar o cumprimento da missão da empresa. Nessa fase, são identificadas as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos.
( ) Foco de curto ou, no máximo, médio prazo, definindo ações departamentais e suas respectivas mensurações. É nessa etapa que os objetivos da empresa são desenhados em projetos e metas por setor.
( ) Busca-se identificar e escolher um plano de ação a ser implementado que otimize os resultados no curto, médio e longo prazo.
A sequência está correta em
A) 3, 3, 2, 1.
B) 3, 1, 3, 2.
C) 2, 1, 3, 1.
D) 3, 2, 1, 1.
Comentários:
Segundo Chiavenato (2004, p.23):
“Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações:
A) Nível institucional, composto pelos dirigentes e diretores da organização.
B) Nível intermediário, ou nível do meio do campo, composto dos gerentes.
C) Nível operacional, composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.”
(Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.)
Portanto:
Nível INSTITUCIONAL é o nível administrativo mais elevado e aberto da organização pelo fato de interagir com o ambiente externo. É composto pelos dirigentes de cúpula da organização. (Estratégico)
Nível INTERMEDIÁRIO é o nível administrativo que serve de ligação entre o nível institucional e o operacional. É composto pelos gerentes do meio do campo. (Tático)
Nível OPERACIONAL é o nível mais baixo da organização e que cuida da execução das tarefas cotidianas. É composto pelos supervisores de primeira linha (Operacional)
(3) Elo entre operação e gestão. Possibilita que as operações da empresa flutuem, pois é flexível; o que dá capacidade de reação a imprevistos e mudanças. – Tático
(1) A premissa é assegurar o cumprimento da missão da empresa. Nessa fase, são identificadas as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos. – Estratégico
(3) Foco de curto ou, no máximo, médio prazo, definindo ações departamentais e suas respectivas mensurações. É nessa etapa que os objetivos da empresa são desenhados em projetos e metas por setor. – Tático
(2) Busca-se identificar e escolher um plano de ação a ser implementado que otimize os resultados no curto, médio e longo prazo. – Operacional
Gabarito Preliminar ? B.