Questão 23 Comentada Exame CFC 2022.2

Olá! Tudo bem?

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.2

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.

A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 59,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.2 Resolvida através do link abaixo:

Questão resolvida:

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que deve ser adotado por todos os entes da Federação, constitui um instrumento para a consolidação das contas nacionais, bem como para a adoção das normas internacionais de contabilidade. Em relação aos aspectos relacionados ao PCASP, assinale a afirmativa correta.

A)   Nos lançamentos de natureza de controle, são debitadas e creditadas contas das classes 7 e 8.

B)   Para lançamentos da classe 1. ATIVO, utilizar-se-á uma conta da classe 5 (a crédito) e uma conta da classe 6 (a débito).

C)   De acordo com a estrutura do código da conta contábil, na conta 1.1.0.0.0.00.00 – Ativo Circulante, o primeiro dígito, ou seja, 1º nível, representa o Título.

D)   Na conta 1.2.1.4.1.00.00 Estoques – Consolidação, o 4º nível é o mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.

Comentários:

A questão cobra conhecimentos sobre o PCASP, tão falado nas nossas aulas na Escola Contábil e CFC de A a Z. 

A única alternativa correta é a letra A, pois, nos lançamentos de natureza de CONTROLE, só podemos debitar e creditar (fazer lançamentos) contas das classes 7 e 8.

O erro da B é que o ativo é uma classe da natureza de informação patrimonial. 

Logo, só pode debitar e creditar com contas de classes 2, 3 e 4 (como vemos acima). Na letra C, o erro é que o primeiro nível não é chamado de título, e sim CLASSE. Por fim, a letra D peca ao dizer o 4º nível é quem determina a segregação dos valores a serem incluídos ou excluídos da consolidação. E vimos em aula que o nível correto que faz isso é o 5º, chamado de subtítulo.

Gabarito Preliminar →  A.

Confira o comentário da questão em vídeo:

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

© 2022 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.