Olá! Tudo bem?
Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2022.2
Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência.
A taxa de reprovação vem girando em torno de 70% a 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.
Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!
E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 59,90?
Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.
Então, vamos ao que interessa? A nossa questão! Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2022.2 Resolvida através do link abaixo:
Questão resolvida:
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que deve ser adotado por todos os entes da Federação, constitui um instrumento para a consolidação das contas nacionais, bem como para a adoção das normas internacionais de contabilidade. Em relação aos aspectos relacionados ao PCASP, assinale a afirmativa correta.
A) Nos lançamentos de natureza de controle, são debitadas e creditadas contas das classes 7 e 8.
B) Para lançamentos da classe 1. ATIVO, utilizar-se-á uma conta da classe 5 (a crédito) e uma conta da classe 6 (a débito).
C) De acordo com a estrutura do código da conta contábil, na conta 1.1.0.0.0.00.00 – Ativo Circulante, o primeiro dígito, ou seja, 1º nível, representa o Título.
D) Na conta 1.2.1.4.1.00.00 Estoques – Consolidação, o 4º nível é o mecanismo para a segregação dos valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação.
Comentários:
A questão cobra conhecimentos sobre o PCASP, tão falado nas nossas aulas na Escola Contábil e CFC de A a Z.
A única alternativa correta é a letra A, pois, nos lançamentos de natureza de CONTROLE, só podemos debitar e creditar (fazer lançamentos) contas das classes 7 e 8.
O erro da B é que o ativo é uma classe da natureza de informação patrimonial.
Logo, só pode debitar e creditar com contas de classes 2, 3 e 4 (como vemos acima). Na letra C, o erro é que o primeiro nível não é chamado de título, e sim CLASSE. Por fim, a letra D peca ao dizer o 4º nível é quem determina a segregação dos valores a serem incluídos ou excluídos da consolidação. E vimos em aula que o nível correto que faz isso é o 5º, chamado de subtítulo.
Gabarito Preliminar ? A.