Quais Matérias Não Estudar p/ o Exame?

Olá, pessoal! Tudo tranquilo?

Sabemos que o Exame de Suficiência tem uma ementa bem grande.

Até Direito Constitucional tem lá, sabia?

Mas será que todas essas matérias aparecem na sua prova? Sabemos que a resposta é não! Mas quais matérias poderemos desprezar solenemente?

Mas, antes, gostaria de dizer que a nossa promoção para o Curso de Reta Final CFC De A a Z está chegando ao fim.

Últimas 24 horas.

Se você ainda não conhece o Curso de Reta Final, deixo abaixo o link para que o faça.

É um curso acessível, que cabe no seu bolso, e totalmente focado para o Exame CFC 2019.2. O investimento, até amanhã, é de R$ 249,00. Sabemos que a prova está chegando. Então, agora é hora de estudar com assertividade.

Caso queira se juntar ao nosso time, basta utilizar o CUPOM RETAFINAL na hora da aquisição.

Vamos ao que interessa!

Que matérias posso desprezar nos estudos para o Exame?

Algumas matérias, como Contabilidade Pública, Matemática Financeira, por exemplo, merecem ênfase menor, pelo tamanho da disciplina x quantidade de questões cobradas x dificuldade.

Todavia, outras sequer deveriam ser estudadas. A seguir listo as matérias que não estudaria para o Exame CFC.

1 – Português

Português é essencial para a vida. Todavia, no Exame, historicamente, sempre foi assim, aparecem apenas duas questões de interpretação de texto. Para que você gastará seu tempo estudando gramática?

2 – Controladoria

Pouco aparece. Quando cai, é algo que podemos fazer com um pouco de lógica. Custo benefício muito baixo.

No Exame CFC 2018.2, por exemplo, apareceu uma questão de Balance Scorecard. Sem chance!

Se estivermos em uma preparação de longo prazo, aí sim, podemos estudar. Caso contrário, não vale a pena.

3 – Estatística

Vejam essa ementa. Simplesmente cai estatística inferencial. Vocês têm noção do quão complicado é para nós, cidadãos comuns?

h) Distribuição de Frequência: Intervalos de classe. Histogramas e polígono de frequência. Frequência acumulada e relativa. Representação gráfica. i) Descrição de Dados: Média aritmética. Média geométrica. Mediana. Moda. Quartis, decis e percentis. Amplitude. Desvio médio, variância e desvio-padrão. Coeficiente de variação. j) Probabilidades: Eventos independentes, dependentes e mutuamente exclusivos. Valor esperado. Probabilidade condicional. Distribuição discreta e contínua. Distribuição binomial. Distribuição normal. Análise combinatória. Variáveis aleatórias. k) Regressão e Correlação: Teoria da correlação. Correlação linear e múltipla. Medidas de correlação. Mínimos quadrados. Equação da correlação. Erro padrão. Variação explicada e não explicada. 24 Coeficiente de determinação e de correlação. Equação de regressão. Diagrama de dispersão. Análise de correlação e regressão. l) Números Índices: Construção de índices simples e compostos. Mudança de base de um número índice. Índice de preço ao consumidor. Deflação. m) Teoria da Amostragem: Amostras e populações. Amostra aleatória. Valoresperado. n) Testes de Hipóteses: Teste de diferenças de médias. Determinação do tamanho da amostra. Teste Qui Quadrado. Distribuição T Student. Distribuição binomial. Distribuição F. Teste de Diferença entre Variâncias.

4 – Direito Público e Privado, Direito Trabalhista e Legislação Social

Também não têm aparecido. De direito sempre constam duas ou três questões, em regra relativas ao direito tributário e empresarial.

No edital aparece da seguinte forma:

a) Direito Público e Privado: Conceito de direito, direito objetivo e subjetivo, direito positivo e natural, direito e moral, fontes do Direito, fases da lei, noções de interpretação jurídica aplicada. O Direito Constitucional, o Direito Administrativo, o Direito Internacional, o Direito Penal, o Direito Tributário (financeiro) e o Direito Processual. O Direito Civil, o Direito Comercial, o Direito Trabalhista e o Direito do Consumidor. Aplicação prática do Direito Público e Privado associados às diversas etapas do processo.

b) Direito Trabalhista e Legislação Social: Consolidação das Leis do Trabalho. Empregador, definição, empresa individual e coletiva, características, direitos e deveres. Empregado, definição, características, direitos e deveres. Normas Gerais de Tutela do Trabalho, identificação profissional, duração do trabalho, salário mínimo, férias, segurança e medicina no trabalho. Normas Especiais de Tutela do Trabalho, proteção ao trabalho da mulher, proteção ao trabalho do menor, demais normas especiais de tutela. Contrato Individual de Trabalho, remuneração, alteração, suspensão e interrupção, rescisão e aviso prévio, estabilidades. Associação Sindical e Convenção Coletiva do Trabalho, instituições sindicais, enquadramento sindical, contribuição sindical, dissídios individuais e coletivos. Justiça do Trabalho, órgãos da Justiça do Trabalho, composição e funcionamento. Previdência e Assistência social, conceitos básicos de previdência e assistência social, previdência pública e previdência privada. Legislação complementar. Aplicação prática do Direito Trabalhista e da Legislação Social associados às diversas etapas do processo contábil.

Analisem se vale a pena, nunca tendo caído!

Por hoje é só!

Um abraço

Gabriel Rabelo.

1 comentário em “Quais Matérias Não Estudar p/ o Exame?”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: