NBC PG 100: Princípios Gerais

Publicado por

Olá, pessoal! Tudo tranquilo?

E aí, vamos estudar? Este artigo de hoje deve levar 5 minutos para leitura e pode garantir um ponto importante na sua prova.

Estava desenvolvendo o curso CFC De A a Z e resolvi compartilhar um ponto interessante com vocês sobre a NBC PG 100.

É jogo rápido! Caiu no CFC 2019.1!

Mas, antes, se você fará o próximo Exame de Suficiência do CFC, deixo um convite para que conheça o nosso Curso de Reta Final CFC De A a Z.

Se você ainda não conhece, deixo abaixo o link para que o faça, caso queira.

É um curso acessível, que cabe no seu bolso, e totalmente focado para o Exame CFC 2019.2. Contém somente o indispensável para chegar na prova e fazer os 25 pontos necessários para obter a carteira.

Sabemos que a prova está chegando. Então, agora é hora de estudar com assertividade.

NBC PG 100

Princípios éticos

100.5   O profissional da contabilidade deve cumprir os seguintes princípios éticos:

(a)   Integridade – ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais.

(b)   Objetividade – não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.

(c)   Competência profissional e devido zelo – manter o conhecimento e a habilidade profissionais no nível adequado para assegurar que clientes e/ou empregador recebam serviços profissionais competentes com base em desenvolvimentos atuais da prática, legislação e técnicas, e agir diligentemente e de acordo com as normas técnicas e profissionais aplicáveis.

(d)   Sigilo profissional – respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e comerciais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, a menos que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação, nem usar as informações para obtenção de vantagem pessoal pelo profissional da contabilidade ou por terceiros.

(e)   Comportamento profissional – cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

Então, esses princípios devem reger a atividade profissional do contador. Fiz uma tabela com um resumo sobre este ponto. Veja a palavra chave para cada ponto.

IntegridadeFranco e honesto
ObjetividadeNão permitir influência indevida de terceiros
Competência e ZeloConhecimento e diligência
Sigilo profissionalNão divulgar informações a terceiros
Comportamento profissionalNão desacreditar a profissão

Cuidado com a diferença entre competência profissional (ser competente e estudioso) e comportamento profissional (conduta em relação à profissão em si).

Vejam como isso apareceu no Exame.

(Consulplan/Exame CFC/2019.1)

A NBC PG 100, de 24 de janeiro de 2014 – Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade “estabelece a estrutura conceitual que o profissional da contabilidade deve aplicar para: (a) identificar ameaças ao cumprimento dos princípios éticos; (b) avaliar a importância das ameaças identificadas; e (c) aplicar salvaguardas, quando necessário, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável”. Quanto aos princípios éticos que o profissional da contabilidade deve cumprir, analise as afirmativas a seguir.

I. Integridade: ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais.

II. Objetividade: cumprir as leis e o regulamento pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

III. Competência profissional e devido zelo: manter o conhecimento e a habilidade profissionais no nível adequado para assegurar que clientes e/ou empregador recebam serviços profissionais competentes com base em desenvolvimentos atuais da prática, legislação e técnicas, e agir diligentemente e de acordo com as normas técnicas e profissionais aplicáveis.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, II e III. B) I, apenas. C) I e II, apenas. D) I e III, apenas.

Comentários:

E aí? O que acham?

Os item I e III estão de acordo com o que dissemos acima.

O item II está errado, uma vez que se refere a comportamento profissional. A objetividade é não deixar que terceiros influenciem o seu trabalho nos termos da legislação.

Gabarito: D.

Por hoje é só e vemos vocês no CFC De A a Z!

Um abraço.

Gabriel Rabelo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.