Questão 50 Comentada: Exame CFC 2021.2

Olá! Tudo bem? Espero que sim.

Hoje, trago para vocês uma questão comentada do Exame de Suficiência 2021.2, um dos mais difíceis da história.

Como todas as outras realizadas pela Consulplan, foi uma prova bastante complicada e diferente das demais, o que reforça a necessidade de se estudar com muita antecedência, já que não é possível estabelecer um parâmetro para o que cairá na próxima prova.

Acredito que a taxa de reprovação fique em torno de 80%. Por isso, estudar de forma planejada e organizada é essencial.

Se quiser se juntar ao nosso time de milhares de alunos do CFC De A a Z, estamos com matrículas abertas!

E o que você encontrará lá, em nossa assinatura anual, por apenas 12 x R$ 49,90?

Vídeos, livros digitais, mais de 30 horas de provas anteriores comentadas, simulados, fórum de dúvidas, grupo de alunos, semana de revisão de véspera, mapas mentais, planos de estudos e muito mais.

Então, vamos ao que interessa? A nossa questão!

Mas, antes, se você quiser, pode aproveitar e fazer o download gratuito da Prova 2021.2 Resolvida através do link abaixo.

Questão resolvida:

Texto para responder à questão 50.

O futebol é uma das principais práticas desportivas e, inclusive, atração cultural para o povo brasileiro, o que, consequentemente, provoca reflexos na economia do país ao gerar empregos diretos e indiretos no mercado, por seu potencial econômico. A notoriedade do futebol, como modalidade esportiva, foi um dos principais fatores a fazer com que o esporte se consolidasse também como uma área de negócio. A importância social e econômica do esporte tornou praticamente necessário que os clubes de futebol utilizassem a contabilidade, aliada às ferramentas de gestão, no processo de geração de informações para a tomada de decisão.

Embora o futebol movimente grandes volumes de recursos, é destacado por Silva, Teixeira e Niyama (2009, p. 1) que “as discussões recentes na imprensa esportiva sobre a viabilidade financeira de alguns clubes, o elevado endividamento, a falta de controle financeiro e os problemas de governança corporativa alertam para a relevância da contabilidade para estas entidades”. Por isso, o estudo da contabilidade aplicada às entidades desportivas é considerado relevante e, nesse sentido, normas contábeis foram instituídas para orientar o processo de contabilização dos fatos relativos às transações de entidades desportivas profissionais, de tal modo que se atribui à Contabilidade um papel imprescindível para a transparência econômico-financeira dessas entidades, bem como no auxílio à sua gestão.

(Christiane Maria Arantes Vieira Bragato, Marli Auxiliadora da Silva. RBC nº 243. Ano XLIX. Maio/Junho de 2020. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1860/1292/. Fragmento com adaptações.)

Dentre os variados aspectos linguísticos que foram empregados no texto, destaca-se a flexão de algumas palavras mediante a necessidade do acréscimo de morfemas desinenciais. Assim, leia e analise as afirmativas a seguir sobre o aspecto mencionado e assinale a correta.

A) O emprego do adjetivo “necessário”, conforme visto no 1º§ ou como parte integrante de uma expressão, será sempre invariável.

B) A forma verbal “tornou” em “tornou praticamente necessário” não apresenta flexão de número por tratar-se de verbo impessoal.

C) Sendo a expressão “uma das principais práticas desportivas” sujeito de uma oração hipotética, ocorrerá a exigência do verbo apenas no plural.

D) A expressão “a fazer” em “foi um dos principais fatores a fazer” pode ser substituída por “que fizeram” ou “que fez”, de acordo com a intenção discursiva, mantendo-se a correção gramatical.

Comentários:

Letra A – ERRADA. Por ser adjetivo, o termo “necessário” poderá variar conforme o sujeito. Ex.: A prática contábil é necessária para que uma empresa consiga administrar melhor os seus recursos.

Letra B – ERRADA. Nesse caso a forma verbal “tornou” não é impessoal e concorda com o núcleo do sujeito da oração que é a palavra “importância”.

Letra C- ERRADA. Nesse caso, não tem como a expressão “uma das principais” ser o sujeito de uma oração hipotética já que, provavelmente, estará acompanhada do verbo “ser” e do sujeito da oração. Portanto, a expressão “uma das principais” exercerá a função de predicativo do sujeito.

Letra D – CERTA. Quando houver a expressão “um dos que”, o verbo poderá ficar tanto no plural quanto no singular. A concordância irá depender da intenção do autor e o que ele deseja enfatizar. Em “A notoriedade do futebol foi um dos principais fatores que fizeram com que o esporte se consolidasse” o verbo no plural enfatiza o termo “fatores”. Ou seja, vários fatores contribuíram para que para o futebol se consolidasse.

Se o verbo estivesse no singular, “A notoriedade do futebol foi um dos principais fatores que fez com que o esporte se consolidasse” o autor dá a entender que a notoriedade do futebol foi o fator mais importante para que o esporte se consolidasse.

Gabarito: Letra D.

Marcadores

Deixe Seu Comentário

Artigos Relacionados

Quer receber questões e conteúdos diariamente no seu e-mail?

Cadastre-se gratuitamente na nossa lista de e-mails e fique por dentro de todas as novidades

Posts Relacionados

© 2022 CFC de A a Z. Todos os direitos reservados.