Dicas de estudo CFC 2021

Dicas para fazer uma boa prova              

Com a proximidade da aplicação do Exame CFC 2021.2, resolvemos desenvolver esse artigo com dicas de estudo para uma boa prova.

A princípio como está sua rotina de estudo? Você segue o cronograma? Consegue manter a constância? E as revisões? São vários detalhes que podem deixar seu tempo de estudo mais eficiente.

Você sabia que temos a tendência natural de esquecer aproximadamente 50% do que aprendemos durante o dia de estudo? 

Infelizmente é verdade e todos nós somos afetados. Mas uma boa revisão pode nos ajudar a diminuir a porcentagem de esquecimento.

Pensando nisso decidimos escrever esse artigo para ajuda-los a estudar de maneira eficaz, sendo assim, vamos conferir!

Sobre o Exame do CFC 2021.2

Sabemos que o Exame do CFC tem alto índice de reprovação aproximadamente 65% a 70%.

A prova contem 50 questões objetivas e cada uma valendo um ponto e para ser aprovado precisa acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.

Portanto é muito importante que você estude e que seu tempo de estudo seja eficaz, assim aumentando a chance de ser aprovado no exame.

Você já ouviu falar na curva do esquecimento? Vamos entender brevemente como funciona.

Curva do esquecimento

A curva do esquecimento de Ebbinghaus foi descoberta pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghus em 1885.

 O estudo aponta que quanto mais tempo passa, mais temos a tendência de esquecer o que foi aprendido, por isso a revisão do conteúdo é extremamente importante.

Nosso cérebro tem a tendência de armazenar apenas a informação recém-adquirida, ou seja, ele entende que não é preciso guardar informações “não usadas”.

Por esse motivo a revisão do conteúdo é importante, assim você estimula a memória a não apagar o que já foi estudado.

Para entender melhor sobre a curva do esquecimento acesse nosso artigo clicando aqui.

Portanto vamos conferir as dicas de estudo.

10 Dicas práticas de estudo para o CFC 2021.2

1º Pratique revisões:

É extremamente importante que após estudar o módulo, você faça revisões do conteúdo e do que você aprendeu.

No nosso curso CFC de A a Z, sempre ao final de cada módulo temos a aula resumo, que nada mais é que a revisão de toda matéria ensinada.

2º Siga o cronograma de estudos:

Outra dica muito importante é sobre ter um cronograma de estudos, principalmente quando estuda para provas difíceis como do CFC ou para concursos.

Com o cronograma você define quais matérias irá estudar e quais serão os dias e o tempo de cada uma.

3º Crie mapas mentais:

Os mapas mentais são diagramas utilizados para facilitar a memorização e estruturar as ideias, a maioria deles contém palavras-chaves, imagens, ícones e cores.

As ideias são estruturadas e interconectadas de forma lógica, no curso CFC de A a Z disponibilizamos os mapas mentais para auxilia-los no processo de aprendizagem.

4º Estude com antecedência:

Quando você estuda com antecedência suas chances de ser aprovado aumentam, pois você pode estudar por o máximo 1h30min por dia e garantir sua aprovação no exame.

5º Defina o horário de estudos:

Definir o horário de estudos é tão importante quanto às dicas acima. Separe um horário que seja mais calmo, que tenha certeza que não será interrompido.

E descubra qual horário é o seu tempo de estudo mais eficaz, alguns gostam de estudar de manhã, outros a noite, durante o dia, o mais importante é que estude. Mas que esse tempo seja realmente de estudo.

Deixe de lado celular, redes sociais, qualquer coisa que possa atrapalhar sua concentração, foque nos estudos e na sua aprovação.

6º Estude as disciplinas mais cobradas no exame:

Sabemos quanto o edital é extenso, por isso sempre foque nas disciplinas mais cobradas, verifique qual você possui mais dificuldade e defina um tempo maior para elas, por isso é muito importante seguir o cronograma de estudos.

7º Resolva provas anteriores:

Conhecer a banca e resolver questões de provas anteriores é tão eficaz quanto se dedicar na matéria em si.

Portanto separe um tempo para resolver as questões, pois através delas você consegue praticar como será no dia da prova.

No CFC de A a Z temos 600 questões para resolver, que serão de grande valia no seu processo de aprendizagem.

8º Entenda o que cada questão esta solicitando:

Muitas vezes por conta do nervosismo não conseguimos nos concentrar e entender o que cada questão está pedindo de fato e isso pode ser extremamente prejudicial no momento da prova.

Por isso, resolver provas anteriores e fazer simulado pode te ajudar no dia da prova, pois você aprende a controlar a ansiedade e se concentrar melhor na questão.

9º Faça parte do CFC de A a Z

Um dos pilares e apoios essenciais ao aluno é contar com a ajuda dos melhores professores para auxiliar no processo de aprendizagem, para isso você pode fazer parte do CFC de A a Z.

O Curso CFC de A a Z é completo, prático e objetivo e 100% voltado para o Exame de Suficiência 2021.2.

Nele você encontra vídeos divididos em blocos de 30 a 45 minutos com os principais pontos a serem levados para sua prova, além disso, você conta com o material completo e exclusivo em PDF, com resoluções de questões, revisões, mapas mentais e muito mais.

10º Mantenha constância e comprometimento

O ponto chave de todas as dicas se resume na dica de número 10, pois se você não mantiver constância e não tiver comprometimento, determinação e entender que para ser aprovado no exame depende exclusivamente e 100% de você.

Por isso estude, se dedique e foco na aprovação.

#VemCRC.

Baixe aqui o E-Book com 600 questões para praticar

Para finalizar assista os vídeos no nosso canal com o Professor Gabriel Rabello.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.