Ativos Contingentes: Peculiaridades

Olá, pessoal! Tudo tranquilo com vocês?

Hoje, temos um tema bem interessante para tratar que, por vezes, aparece no Exame de Suficiência. E será que não cairá no Exame 2019.2? Quem sabe!

Mas, antes, gostaria de dizer que estamos nos últimos dias do nosso preço promocional do curso CFC De A a Z. Como já dito, esta será a segunda e última promoção até a realização do Exame. Centenas de alunos estão matriculados e satisfeitos com o curso. Então, quer se preparar com eficiência e garantir a aprovação? Junte-se ao nosso time.

Lembrando que, a partir de agora, teremos aulas exclusivas, simulados, questões, lives para tirar dúvidas e falar sobre a preparação e muito mais apenas para os alunos matriculados.

Pois bem! Sabemos que provisão é um passivo provável de prazo ou valor incerto. Sabemos também que as provisões são contabilizadas, enquanto que o passivo contingente não.

E para o ativo contingente? Como funciona?

Gravei um vídeo bastante interessante sobre o assunto.

E deixo a questão que foi cobrada no Exame antes para que você possa praticar.

(FBC/Exame de Suficiência/2013/2º)

A respeito do Ativo Contingente, conforme a NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a opção incorreta.

A) A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

B) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

C) Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

D) Os ativos contingentes surgem normalmente de evento planejado ou de outros esperados que deem origem à probabilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade.

Comentários:

Confira aqui a resolução e as explicações em vídeo

Por hoje é só!

Um grande abraço e até a próxima.

Gabriel Rabelo

@contabilidadefacilitada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.